Volta por cima

by Roberto Lima Netto

Summary

A CSN - Cia Siderúrgica Nacional - estava praticamente quebrada. Prejuízos sucessivos que eram cobertos pelo seu acionista, o Governo Federal. Graves problemas trabalhistas, com a CUT mandando na empresa. Corrupção correndo solta, com diretores indicados por políticos pagando seu emprego. Até que, em 1990, no início do governo Collor, determinou-se que a sangria teria que parar.
Fui convidado para assumir a presidência da CSN depois que dois outros convidados anteriormente recusaram o desafio. Entrei com a condição de que o Governo forneceria os recursos - seiscentos milhões de dólares - que um estudo do próprio governo apontava ser necessário para iniciar o processo de recuperação da empresa.
Entrei. Não liberaram o dinheiro. Pedi demissão duas vezes. Não aceitaram. Fui a luta. Em pouco mais de um ano as finanças estavam equilibradas e, no segundo ano, a empresa bateu recorde de lucratividade.
Empresa salva. Como prêmio, fui demitido. Colocaram um amigo do novo presidente da república em meu lugar. Felizmente a empresa foi privatizada quatro meses depois e voltei à presidência.
O livro conta a história da luta para salvar a CSN.